China e Brasil avançam para isenção mútua de vistos
发布时间: 1769739968054 来源:南美侨报网综合 评论:0 发布时间: 1769739968054

O Palácio do Planalto anunciou recentemente que o presidente Lula decidiu isentar cidadãos chineses de visto para algumas categorias de estadias de curta duração, em reciprocidade à política de isenção adotada pela China em relação aos cidadãos brasileiros. A data de implementação da medida ainda será divulgada.

Segundo a CNS, o comunicado afirma que a decisão representa um passo importante no aprofundamento da cooperação entre China e Brasil, com o objetivo de facilitar ainda mais a circulação de pessoas e promover os intercâmbios bilaterais.

De acordo com o jornal Jiefang Daily, de Xangai, a notícia provocou rapidamente grande interesse na China por viagens ao Brasil.

Dados de plataformas de turismo indicam que as buscas por cidades brasileiras populares aumentaram significativamente. As pesquisas por Rio de Janeiro, São Paulo e Brasília cresceram mais de cinco vezes em comparação com a semana anterior; no caso do Rio de Janeiro, a alta foi de 27% em apenas uma hora. Pequim, Xangai, Guangzhou, Hangzhou e Shenzhen figuram como as cinco cidades com maior volume de buscas.

Essa medida sinaliza um novo avanço nas políticas de reciprocidade de vistos entre os dois países.

Em maio do ano passado, o governo chinês anunciou a adoção de uma política unilateral de isenção de visto entre 1º de junho de 2025 e 31 de maio de 2026, válida para portadores de passaportes comuns de Brasil, Argentina, Chile, Peru e Uruguai, permitindo entrada sem visto por até 30 dias para atividades como negócios, turismo e visitas familiares.

O Brasil também vem gradualmente flexibilizando as exigências para a entrada de cidadãos chineses. Em janeiro do ano passado, os dois países assinaram um acordo que estende a validade dos vistos de turismo e negócios de 5 para 10 anos, com múltiplas entradas permitidas. Além disso, o Brasil passou a oferecer serviço de visto eletrônico para cidadãos chineses que solicitam vistos de longa duração. Sabe-se que a embaixada do Brasil em Pequim já é a que mais emite vistos de turismo para o Brasil em todo o mundo.

A expectativa é que a política de isenção mútua impulsione ainda mais setores como o turismo no Brasil.

A China é um dos mercados emissores de turistas que mais crescem para o Brasil. De acordo com dados da Embratur, cerca de 76 mil turistas chineses visitaram o Brasil em 2024, um aumento de quase 80% em relação ao ano anterior, tornando o país o destino mais popular da América do Sul entre os viajantes chineses.

Esse número continua a crescer: até novembro do ano passado, mais de 80 mil turistas chineses já haviam visitado o Brasil.

A China é, há vários anos consecutivos, o maior parceiro comercial do Brasil, seu principal destino de exportações, maior origem de importações e a maior fonte de superávit comercial. Por sua vez, o Brasil é o principal parceiro comercial da China na América Latina, seu segundo maior destino de exportações e maior fornecedor de importações na região.

Com a nova política de isenção de vistos, o Brasil fortalece ainda mais sua parceria de cooperação com a China, impulsionando os intercâmbios culturais e ampliando as oportunidades nas relações comerciais entre os dois países.

责任编辑:辰子
网友评论

10 条评论

所有评论
显示更多评论