Xin Zhilei posa para uma foto com o troféu após ganhar o prêmio de Melhor Atriz do 82º Festival de Cinema de Veneza, em Veneza, Itália, em 6 de setembro de 2025. Fonte: Xinhua
A indústria cinematográfica chinesa está vivenciando uma "dupla prosperidade". Por um lado, suas produções estão alcançando fortes resultados de bilheteria em todo o mundo; por outro, filmes de arte com estilos pessoais distintos estão florescendo.
O Festival de Cinema de Veneza celebra uma presença mais forte do cinema chinês, reconhecendo seu importante papel no cenário internacional, e se esforça para servir como plataforma de diálogo cinematográfico global, disse o organizador do festival, Alberto Barbera.
Barbera disse que o festival deste ano apresenta um grande número de filmes chineses em várias seções. "Isso marca o retorno do cinema chinês ao cenário internacional, o que é muito positivo", afirmou ele.
O diretor do Festival de Cinema de Veneza Alberto Barbera (1ª esquerda) e Cai Shangjun (3ª esquerda), diretor do filme "O Sol se Levanta para Todos Nós", com os membros do elenco do filme Zhang Songwen (2ª esquerda), Xin Zhilei (2ª direita) e Feng Shaofeng posam no tapete vermelho da estreia durante o 82º Festival de Cinema de Veneza, em Veneza, Itália, 5 de setembro de 2025. Fonte: Xinhua
Barbera observou que os filmes chineses têm tido menos visibilidade em festivais ocidentais nos últimos anos porque muitos cineastas estão focados em produções nacionais.
Ele afirmou que os filmes chineses têm tido uma importante projeção internacional desde a década de 1980. "Posteriormente, também recebemos novos talentos e vozes emergentes da China", disse ele, acrescentando que cineastas de todo o mundo estão ansiosos pela participação contínua da China.
"Os diretores chineses são maduros e talentosos. Eles contam histórias enraizadas em seu país e cultura. Ao assistir a filmes chineses, adquirimos uma melhor compreensão deste importante país", disse ele.
A atriz chinesa Xin Zhilei venceu o prêmio de Melhor Atriz por seu papel em "O Sol se Levanta para Todos Nós", tornando-se a terceira atriz chinesa a receber a homenagem, depois de Gong Li em 1992 e Deanie L.P. em 2011.
Com sua interpretação vívida de uma mulher presa em um triângulo amoroso, Xin recebeu a Taça Volpi de Melhor Atriz das mãos de Zhao Tao, também uma famosa atriz chinesa que foi uma das juradas internacionais deste ano.