Em 2 de setembro, a Embaixada da China no Brasil exibiu um filme em comemoração ao 80º aniversário da vitória na Guerra de Resistência do Povo Chinês contra a Agressão Japonesa e na Guerra Antifascista Mundial. (Diário do Povo Online)
A Embaixada da China no Brasil exibiu, na terça-feira (2), um filme em comemoração ao 80º aniversário da vitória na Guerra de Resistência do Povo Chinês contra a Agressão Japonesa e na Guerra Antifascista Mundial. O Embaixador da China no Brasil, Zhu Qingqiao, compareceu e proferiu um discurso.
Mais de 400 pessoas, incluindo representantes do governo brasileiro, do Congresso, de partidos políticos e das Forças Armadas, bem como de missões diplomáticas estrangeiras no Brasil, chineses morando no Brasil e representantes de instituições financiadas pela China no Brasil, compareceram ao evento para assistir ao filme "O Músico".
Em seu discurso, Zhu Qingqiao afirmou que, há 80 anos, o povo chinês, após uma batalha sangrenta, alcançou uma grande vitória na Guerra de Resistência contra a Agressão Japonesa, que foi o principal campo de batalha no Oriente da Guerra Mundial Antifascista e contribuiu historicamente para o mundo à custa de enormes sacrifícios nacionais.
Zhu Qingqiao expressou a disposição da China em trabalhar com o Brasil para manter uma perspectiva histórica correta sobre a Segunda Guerra Mundial, unir forças para salvaguardar a paz, enfrentar conjuntamente os desafios globais, promover a construção de um sistema de governança global mais justo e equitativo e avançar no caminho correto da construção de uma comunidade com um futuro compartilhado para a humanidade.
Os convidados reviveram a história sob a luz e a música comoventes, mergulharam na compreensão dos enormes sacrifícios e contribuições realizadas pelo povo chinês para a vitória na Guerra Mundial Antifascista e foram tocados pela vontade indomável da nação chinesa e pelo espírito humanitário internacional unido e altruísta.
Os convidados presentes na exibição expressaram sua disposição de fortalecer a unidade e a cooperação com a China para salvaguardar conjuntamente a paz e a justiça internacionais.