O primeiro serviço chinês de reembolso de impostos na saída do país com “um toque” foi lançado recentemente em caráter piloto em Hangzhou, na província de Zhejiang, permitindo que o valor do reembolso seja creditado em até dois minutos.
Segundo a CNS, o serviço foi desenvolvido conjuntamente pelo Departamento de Cultura, Rádio, Televisão e Turismo de Hangzhou, pela Administração Estadual de Tributação e pelo Departamento Municipal de Comércio, em parceria com o Alipay e o Banco Comercial de Zhejiang.
De acordo com Liu Yufeng, membro da direção do partido do Departamento de Cultura, Rádio, Televisão e Turismo de Hangzhou e inspetor de segunda classe, a fase piloto do serviço está sendo implementada em seis lojas da marca de seda Wensli. “Turistas internacionais que fizerem compras com Alipay nessas lojas podem concluir o processo de reembolso de imposto em apenas três etapas.”
“É só aproximar o celular com Alipay e o reembolso acontece, é o melhor serviço de reembolso de imposto que já experimentei!”, afirmou Andrea, turista mexicana, após testar a rapidez do novo sistema.
A otimização do serviço de reembolso de impostos na saída do país, visando melhorar o consumo e a experiência dos turistas estrangeiros, é uma das principais iniciativas de Hangzhou para consolidar-se como centro internacional de consumo.
Atualmente, a cidade promove uma reforma abrangente chamada “apenas um passo” para facilitar todas as etapas do turismo de entrada. O modelo de reembolso facilitado faz parte deste pacote de “oito facilidades”, que também inclui a recém lançada marca de serviços “AI Hangzhou - Easy GO”.
Segundo o jornal Qianjiang Evening News, diversas medidas vêm sendo adotadas para melhorar a experiência de compra dos visitantes estrangeiros e fortalecer a construção da cidade como polo internacional de consumo. Já são 267 lojas habilitadas para reembolso na saída do país, um aumento de 126,3% em relação ao ano passado. O volume de vendas com reembolso em 2025 já é 2,23 vezes maior que no mesmo período de 2024. Entre essas lojas, 124 operam no modelo “compra e reembolso imediato”, um aumento de 785,7% em relação ao ano anterior.
Além de pioneira no modelo totalmente digital de reembolso em 2 minutos, Hangzhou tem investido na distribuição estratégica de lojas em centros comerciais, pontos turísticos e ruas temáticas, criando agrupamentos de estabelecimentos com forte identidade e visibilidade. Também promove produtos locais como “boas mercadorias de Hangzhou”, “artigos de qualidade de Zhejiang” e “novidades tecnológicas regionais”, destacando a cultura local como nova força motriz para o crescimento das vendas e da economia.
Adicionalmente, a cidade reforçou os incentivos e garantias políticas com a formulação do documento “Normas de Implementação para o Modelo ‘Compra e Reembolso Imediato’ rumo à Construção de uma Cidade Internacional de Consumo”, que detalha políticas de apoio. Estão previstos incentivos para abertura de novos pontos de venda, bonificações por aumento nas vendas, subsídios para envio internacional e prêmios para agências de turismo que levarem visitantes à cidade, assegurando a efetividade das reformas.
Para impulsionar ainda mais o consumo do turismo receptivo, o Alipay lançou em abril o “Viaje pela China com o Alipay”, oferecendo uma série de novas funcionalidades como o pagamento por aproximação para melhorar integralmente a experiência de passeio, compras e reembolso dos turistas estrangeiros, transformando a tendência “China Travel” em uma onda real de consumo.
No primeiro semestre deste ano, os gastos de turistas estrangeiros com Alipay na província de Zhejiang mais que dobraram em comparação com o mesmo período do ano passado.