Chineses ao redor do mundo celebram 80 anos de vitória com eventos comemorativos
发布时间: 1756811944344 来源:Diário do Povo Online 评论:0 发布时间: 1756811944344

Comunidades chinesas ao redor do mundo organizaram e realizaram eventos para comemorar o 80º aniversário da vitória na Guerra de Resistência do Povo Chinês contra a Agressão Japonesa e na Guerra Mundial Antifascista, afirmaram representantes na segunda-feira (1).

Eles falaram numa coletiva de imprensa realizada pelo centro de imprensa para a comemoração em Beijing. Cinco representantes de Mianmar, Malásia, Fiji, Espanha e Austrália compartilharam detalhes sobre as atividades comemorativas organizadas em seus países de residência.

Xu Songhua, presidente honorário da Associação de Chineses na Espanha, disse que a comunidade chinesa na Espanha está em preparação desde maio, tendo já realizado diversos eventos.

"Até o momento, realizamos 19 eventos, incluindo seminários, apresentações, recitais e exposições de fotos", disse Xu, acrescentando que o entusiasmo patriótico entre o povo chinês na Espanha é forte. "Organizamos uma série de atividades de Madri a Barcelona."

Ele avalia que a guerra de 80 anos atrás destacou as tradições e os valores da nação chinesa.

"Quando o país está em dificuldades, cada cidadão tem uma responsabilidade e não tem medo de se sacrificar para defender a pátria."

Yu Junwu, presidente da Associação Australiana de Artistas Performáticos Chineses, disse que as comemorações em Sydney foram realizadas sob o tema "Paz e Futuro". Elas incluíram um concerto sinfônico de grande porte e uma exposição de fotos da Segunda Guerra Mundial.

"Como artista entre os chineses no exterior, sinto a responsabilidade de construir uma plataforma por meio da cultura, permitindo que a ideia de paz transcenda fronteiras e se torne uma força motriz eterna para o desenvolvimento humano", disse Yu.

Ele acrescentou que os chineses no exterior desempenharam um papel importante durante a guerra, incluindo o envolvimento em esforços de opinião pública e mediação diplomática, ou fornecendo transporte de suprimentos para os necessitados.

"Embora os chineses no exterior residam em terras estrangeiras, seus corações permanecem conectados ao seu país ancestral, entrelaçando seu destino pessoal com o de sua terra natal, personificando um destino compartilhado", observou ele.

Os palestrantes também enfatizaram a importância de relembrar a história e apelaram à transmissão do compromisso com a paz, a justiça e a revitalização nacional às gerações mais jovens.

Xu afirmou que tanto os chineses no exterior quanto a próxima geração devem se lembrar da história da nação e "nunca esquecer a humilhação nacional passada". Ele acrescentou que também é vital incutir nos jovens "um senso de identidade e coesão com sua pátria".

"Espero que nossa pátria se torne mais próspera e alcance a revitalização da China", proferiu ele.

Lin Wenmeng, presidente da Câmara de Comércio Chinesa de Mianmar, disse: "Embora vivamos no exterior, o sangue dos descendentes do Imperador Huangdi e Yandi sempre flui dentro de nós — esta é a nossa linhagem nacional.

"Ao mesmo tempo, nossa nação chinesa é unida e amigável, ama a paz e está comprometida com a justiça — esta é a nossa cultura nacional."

责任编辑:Margarida
网友评论

10 条评论

所有评论
显示更多评论