Até o momento, cerca de 50 líderes, ex-dignitários políticos, funcionários de alto escalão, enviados diplomáticos à China e personalidades amigas de 30 países europeus confirmaram sua presença nas comemorações do Dia da Vitória da China, disse um porta-voz do Ministério das Relações Exteriores nesta quinta-feira (28).
O porta-voz Guo Jiakun fez as observações em uma coletiva de imprensa regular.
Guo disse que este ano marca o 80º aniversário da vitória na Guerra de Resistência do Povo Chinês contra a Agressão Japonesa e na Guerra Antifascista Mundial, e a China realizará grandes eventos comemorativos.
Há mais de 80 anos, como pilar da resistência no principal teatro do Oriente durante a Guerra Antifascista Mundial, a China fez um enorme sacrifício nacional e coordenou e apoiou os países aliados em sua luta, fazendo uma grande contribuição histórica para a vitória da Guerra Antifascista Mundial, observou ele.
"Naquela época, muitos países e amigos europeus forneceram valiosos recursos humanos e materiais para apoiar a guerra de resistência da China contra a agressão japonesa, e alguns deles até sacrificaram suas preciosas vidas. Essas histórias comoventes serão lembradas para sempre pelo povo chinês", disse Guo.
"Até o momento, cerca de 50 líderes, ex-dignitários políticos, funcionários de alto escalão, enviados diplomáticos para a China e pessoas com sentimentos amigáveis em relação à China de 30 países europeus confirmaram sua participação nos eventos comemorativos da China, refletindo a vontade e a determinação compartilhadas de salvaguardar a memória histórica e defender a paz e a justiça", disse Guo.
Ele acrescentou que a China está pronta para trabalhar com todos os países e povos amantes da paz para estabelecer uma visão correta da história, defender conjuntamente os resultados da vitória da Segunda Guerra Mundial e da ordem internacional pós-guerra e salvaguardar a paz e a estabilidade mundiais.