Competição internacional de alívio da pobreza é encerrada no Chile com vitória de equipe universitária China-Chile
发布时间: 1756112098999 来源:Xinhua 评论:0 发布时间: 1756112098999

Recentemente, uma equipe formada por estudantes da Universidade do Chile e da Universidade Tsinghua, da China, conquistou o ouro na final realizada em Santiago, capital chilena, em uma competição internacional de alívio da pobreza.

O concurso, intitulado "Programa Juvenil China-América Latina para Enfrentar os Desafios Globais -- Acampamento para Alívio da Pobreza", teve na final do Chile seis equipes que apresentaram soluções como reaproveitamento de rejeitos para materiais de construção sustentáveis, promoção do ensino técnico rural, casas dobráveis para reconstrução pós-desastres e melhorias no abastecimento de água em áreas isoladas.

A equipe campeã desenvolveu um projeto voltado a garantir a segurança no abastecimento de água em áreas remotas do Chile, com um sistema fotovoltaico para abastecer instalações de captação e purificação de água, transformando o ponto de coleta em um espaço comunitário para divulgação de informações e interação entre os moradores.

A vice-reitora de Assuntos Internacionais da Pontifícia Universidade Católica do Chile, Maria Montt Strabucchi, destacou que, durante o acampamento para alívio da pobreza, estudantes latino-americanos e chineses combinaram suas competências e aplicaram tecnologias de ponta, como inteligência artificial, para buscar respostas a desafios sociais da região.

Segundo ela, algumas propostas já receberam apoio de governos locais e empresas, mencionando ainda que parcerias entre universidades, empresas e autoridades podem gerar impactos positivos na luta contra a pobreza.

Realizado pela primeira vez em 2024, o projeto é uma iniciativa conjunta da Universidade Tsinghua, da Universidade Federal do Rio de Janeiro, da Pontifícia Universidade Católica do Chile, da Universidade do Chile, da Universidade do Pacífico, do Peru, e da empresa chinesa Minmetals Las Bambas, entre outras instituições.

Na edição deste ano participaram 102 equipes de 27 universidades e empresas da China, Brasil, Chile e Peru. Doze delas chegaram às finais realizadas no Chile e no Brasil, onde duas vencedoras foram escolhidas para o primeiro prêmio.

责任编辑:Margarida
网友评论

10 条评论

所有评论
显示更多评论