Com a jornada de Wukong para o Oeste, jogos chineses ganham destaque na Gamescom
发布时间: 1756111942915 来源:Xinhua 评论:0 发布时间: 1756111942915

Visitantes tiram fotos de modelos do jogo "Black Myth: Wukong" na Gamescom 2025 em Colônia, Alemanha, em 20 de agosto de 2025. (Xinhua)

Tim apertou o controle do PS5 enquanto a palavra chinesa para "morreu" ou "fim de jogo" aparecia repetidamente na tela. O herói vestido de preto que ele guiava tinha a aura da fantasia das artes marciais chinesas, gerando uma das maiores filas da Gamescom 2025.

"O estilo artístico é muito legal, e até a luta contra o chefe que acabei de jogar foi ótima", disse o jovem jogador de Harz, na Alemanha, após uma demonstração de uma hora. Intitulado "Phantom Blade Zero", o próximo RPG de ação já conta com 6 milhões de visualizações em seu mais recente vídeo de gameplay no YouTube.

Mais da metade do evento de cinco dias, o número recorde de 50 expositores chineses fez sua presença impossível de perder, com seus estandes entre os mais movimentados da maior feira de jogos do mundo.

Pessoas testam jogos na Gamescom 2025 em Colônia, Alemanha, em 20 de agosto de 2025. (Xinhua)

Na apresentação ao vivo da noite de abertura da Gamescom, na terça-feira, o estúdio chinês Game Science encerrou o evento com chave de ouro, revelando seu mais novo título, "Black Myth: Zhong Kui". Apresentado como "a última surpresa antes de se despedir", o trailer de dois minutos foi recebido com muitos aplausos em Colônia e na transmissão ao vivo global.

O estúdio lançou "Black Myth: Wukong" exatamente um ano antes, o primeiro jogo AAA da China inspirado no romance clássico "Jornada para o Oeste", agora um sucesso global. Seu novo título, Zhong Kui, é inspirado no folclore chinês, dando vida ao lendário caçador de fantasmas com olhar feroz e barba espessa.

Grace Pan, gerente sênior de projetos do Centro de Exposições de Colônia (Koelnmesse), coorganizador da Gamescom (denominada "gamescom" pelos organizadores) juntamente com a Associação Alemã da Indústria de Jogos, disse que os desenvolvedores de jogos chineses nos últimos anos emergiram como "verdadeiros criadores de conteúdo" e "pares dos principais estúdios europeus, americanos e japoneses".

Visitante cumprimenta cosplayer na Gamescom 2025 em Colônia, Alemanha, em 20 de agosto de 2025. (Xinhua)

"Desenvolvedores chineses estão trazendo uma grande variedade de novos títulos, técnicas avançadas de produção e elementos distintos, como artes marciais e mitologia chinesas", disse Pan à Xinhua. Seus trabalhos originais, acrescentou ela, se destacam pelo visual, narrativa e jogabilidade marcantes.

Um relatório divulgado antes da feira pela Associação Alemã da Indústria de Jogos mostrou a crescente popularidade dos títulos chineses para dispositivos móveis na Alemanha. Quatro produtos desenvolvidos na China foram classificados entre os 10 jogos para dispositivos móveis mais baixados na Alemanha em 2024.

Na Alemanha, lar de 37,5 milhões de jogadores e o maior mercado de jogos da Europa, os smartphones continuam sendo a principal plataforma, usada por mais da metade de todos os jogadores, com consoles como PlayStation e Xbox logo atrás, observou o relatório.

Essa tendência também se refletiu na Gamescom deste ano, onde três títulos chineses foram indicados entre os cinco concorrentes ao prêmio de Melhor Jogo para Dispositivos Móveis. O prêmio foi para "Love and Deepspace" na sexta-feira, um título de ficção científica romântica desenvolvido pela Infold Games, sediada em Shanghai.

A crescente presença de desenvolvedores chineses, aliada à ascensão do ecossistema de jogos chinês, também está abrindo portas para parcerias na Europa.

Visitantes na Gamescom 2025 em Colônia, Alemanha, em 20 de agosto de 2025. (Xinhua)

Em entrevista à Xinhua, Felix Falk, diretor-geral da Associação Alemã da Indústria de Jogos, disse que as colaborações entre estúdios chineses e seus equivalentes na Alemanha e na Europa estão ficando mais frequentes, permitindo que os dois lados entendam e acessem melhor seus mercados.

A Tencent, gigante chinesa de jogos, oferece um panorama dessa abordagem. A empresa trouxe mais de 10 novos títulos para a Gamescom, incluindo projetos baseados em IPs internacionais ou em parcerias com renomados estúdios europeus, como os ainda não lançados "Dune: Awakening" e "Dying Light: The Beast". A Tencent também revelou uma ferramenta com tecnologia de IA para produção de arte para jogos, posicionada como uma forma de incentivar a colaboração em nível técnico.

"Conforme a indústria global de jogos se torna cada vez mais interconectada, provavelmente veremos ainda mais cooperação no futuro", disse Falk.

责任编辑:Margarida
网友评论

10 条评论

所有评论
显示更多评论