O comerciante paquistanês Ali obteve recentemente sua licença comercial em Yiwu, Zhejiang, marcando a superação da marca de 10 mil entidades empresariais com capital estrangeiro na cidade.
Segundo a CNS, em 1989 nasceu a primeira joint venture sino-estrangeira em Yiwu; em 2009, o município tornou-se o primeiro de nível distrital em Zhejiang com autorização para registrar empresas com investimento estrangeiro; e, em 2025, Yiwu alcançará o modelo de registro de capital estrangeiro com “zero contato presencial e zero custo”.
Dados mostram que as 10 mil empresas com investimento estrangeiro atualmente ativas em Yiwu têm origem em mais de 160 países e regiões, atuando em 14 setores, como comércio, alimentação e serviços empresariais. Dentre elas, cerca de 81% são provenientes de países e regiões que integram a Iniciativa Cinturão e Rota.
De acordo com o Zhejiang Daily, de Hangzhou, desde o início do ano, a média diária de estrangeiros em Yiwu ultrapassa 30 mil pessoas. O comerciante Ali vive e trabalha na cidade há mais de dois anos e frequentemente recebe pedidos de ajuda de conterrâneos para compras e exportações. Por isso, fundou recentemente a “Consultoria de Informações Comerciais de Yiwu Awa”, especializada em oferecer serviços completos de comércio para estrangeiros.
O portal Tide News, de Hangzhou, informou que o professor Chen Jianwei, da Academia de Estudos de Abertura Econômica Chinesa da Universidade de Comércio Internacional e Economia da China, avalia que o ambiente de negócios favorável e a grande vitalidade do mercado de Yiwu são uma prova concreta de que “investir na China é investir no futuro”, além de demonstrar que o país é não só um polo comercial global, como também um lugar ideal para viver e empreender.
Ainda segundo a CNS, desde que as autoridades de Yiwu lançaram, em setembro de 2023, o plano de internacionalização da marca “Yiwu Market Project”, a cidade vem promovendo mercados e armazéns no exterior para apoiar comerciantes nacionais e internacionais, reforçando que o mercado de Yiwu vai além de Yiwu e está se tornando uma plataforma empreendedora global.
Em junho deste ano, foi inaugurado o primeiro mercado internacional “Yiwu China Small Commodities Market” na Ásia, localizado no bairro comercial de Shinsaibashi, em Osaka, Japão, com cerca de cem lojas distribuídas em uma área de 5 mil metros quadrados. Trata-se do segundo mercado internacional da marca, após o de Dubai.
Inaugurado em junho de 2022, o Dubai Yiwu Market, com investimento total de aproximadamente 1,06 bilhão de yuans, foi o primeiro da Yiwu China Small Commodities Market fora da China. Muitos comerciantes locais e de países vizinhos abriram lojas no local, que inclusive se tornou um ponto turístico em Dubai.
Com o objetivo de expandir ainda mais a influência global da marca, a 11ª loja da “Yiwu Selection”, voltada à exportação, recebeu oficialmente sua licença no Equador em maio deste ano.
Desde setembro de 2023, a cidade de Yiwu, na China, lançou 60 projetos de internacionalização de marcas em diversas partes do mundo. A iniciativa inclui dois mercados no exterior, dez armazéns internacionais e 22 showrooms, espalhados por 28 países e regiões, entre eles Emirados Árabes Unidos, Estados Unidos, Brasil, Espanha, Rússia, Japão, Nigéria, Vietnã, Malásia e Indonésia. Ao todo, mais de um milhão de produtos chineses foram levados para fora do país, com potencial de alcançar até 2 bilhões de consumidores ao redor do mundo.