China pede aos EUA que desistam do "Domo de Ouro" pela estabilidade estratégica global
发布时间: 1747910923040 来源:Xinhua 评论:0 发布时间: 1747910923040

Uma porta-voz do Ministério das Relações Exteriores da China pediu na quarta-feira (21) que os Estados Unidos desistam de desenvolver e implantar um sistema antimíssil global e tomem ações concretas para aumentar a confiança estratégica entre os principais países e manter a estabilidade estratégica global.

A porta-voz Mao Ning fez as observações em resposta ao plano dos EUA de construir o escudo antimísseis "Domo de Ouro" sobre os Estados Unidos.

Mao disse que o "Domo de Ouro" pretende criar um sistema de defesa antimísseis irrestrito, global, multicamadas e multidomínios, acrescentando que planeja expandir o arsenal de meios dos EUA para operações de combate no espaço sideral, incluindo pesquisa e desenvolvimento (P&D) e implantação de sistemas de interceptação orbital.

"Isso dá ao projeto uma forte natureza ofensiva e viola o princípio do uso pacífico no Tratado do Espaço Sideral. O projeto aumentará o risco de transformar o espaço em uma zona de guerra e criar uma corrida armamentista espacial, e abalar o sistema internacional de segurança e de controle de armas", disse ela.

Mao disse que esta é mais uma iniciativa "América Primeiro" que coloca a segurança absoluta dos EUA acima de tudo, acrescentando que viola o princípio de "segurança sem diminuição para todos" e prejudicará o equilíbrio e a estabilidade estratégicos globais.

"A China está seriamente preocupada", observou a porta-voz.

责任编辑:Margarida
网友评论

10 条评论

所有评论
显示更多评论