Três locais agrícolas tradicionais da China acabam de ser incluídos na lista de Sistemas de Patrimônio Agrícola Globalmente Importantes (GIAHS, em inglês) pela Organização das Nações Unidas para a Alimentação e a Agricultura (FAO, em inglês), anunciou o Ministério da Agricultura e Assuntos Rurais da China na terça-feira (20).
Os locais recém-reconhecidos são um sistema de pomar de pêras antigo, na Província de Gansu, noroeste da China; um sistema de pesca composto de mexilhões de pérolas de água doce, na Província de Zhejiang, leste da China; e um sistema de cultura do chá branco, na Província de Fujian, também localizada no leste da China.
Com essas novas inclusões, a China possui, agora, 25 sistemas incluídos na lista de GIAHS - consolidando-se como o país com o maior número de locais reconhecidos mundialmente.
O programa GIAHS, lançado pela FAO, ajudou as comunidades agrícolas a proteger sistemas agrícolas tradicionais, assim como paisagens, biodiversidade agrícola, sistemas de conhecimento e culturas associadas.