A empresa de tecnologia norte-americana HP Inc reiterou seu compromisso de longo prazo com o mercado chinês, enfatizando o papel fundamental do país em suas estratégias globais de fabricação e inovação, segundo informou o jornal China Daily nesta quarta-feira (7).
Os executivos sêniores destacaram os planos para aprofundar os esforços de localização no desenvolvimento de produtos, cadeias de suprimentos e fabricação, mesmo com a evolução da dinâmica do mercado global.
Jason Juang, vice-presidente sênior da HP e diretor-gerente da HP Greater China, destacou a importância duradoura da China para as operações da empresa. "Desde que entrou na China em 1983, a HP tem crescido junto com o mercado por 40 anos. Apesar das incertezas globais, a China continua sendo fundamental para nossos negócios", disse Juang.
Ele confirmou que a HP continuará a priorizar estratégias localizadas e a refinar sua abordagem de mercado para se alinhar às demandas exclusivas da China.
Ao abordar as recentes especulações sobre ajustes na cadeia de suprimentos, Juang reconheceu que a HP está se adaptando às mudanças geopolíticas, mas disse: "A China continua sendo um dos centros de fabricação global mais importantes da HP. Seja para PCs ou impressoras, nosso objetivo é integrar a localização em todas as linhas de produtos".
"Embora algumas produções afetadas por tarifas para a América do Norte possam mudar, nós nos esforçaremos para manter a fabricação na China sempre que possível", disse Juang.
Aurelio Maruggi, presidente de soluções de impressão para escritórios da HP, disse em uma entrevista ao China Daily que a China tem uma "importância sem igual" para a divisão de impressão da empresa.
"A China não é apenas crítica - é única. As oportunidades aqui são imensas, mas assim como as necessidades distintas dos clientes locais", disse Maruggi.
Maruggi delineou a evolução estratégica da HP, passando da importação de produtos desenvolvidos globalmente para a criação de soluções específicas para os usuários chineses.
De acordo com ele, a empresa investirá mais em design e desenvolvimento de produtos centrados na China, ao mesmo tempo que fortalecerá os esforços de vendas.
A HP apresentou uma série de novos produtos de impressão na China no mês passado para atingir o mercado local de impressão.
A empresa de pesquisa de mercado International Data Corp previu que, até 2026, os gastos da China com transformação digital em hardware excederão US$ 300 bilhões. Isso significa que, em comparação com outros países, as empresas chinesas ainda têm uma demanda significativa por hardware no processo de transformação digital, disse a IDC.