50 anos de relações diplomáticas entre China e Brasil: Grupos de amizade sino-brasileiros surgem para aprofundar benefícios mútuos
发布时间: 1717166335135 来源:CNS 评论:0 发布时间: 1717166335135

No último dia 23, horário local, realizou-se na Câmara Municipal de São Paulo a cerimônia de fundação da Frente Parlamentar Brasil-China. A vereadora paulistana Edir Salles, que anteriormente incentivou a criação do “Dia da Imigração Chinesa” em São Paulo, assumiu a presidência da frente.

Segundo a CNS, nos últimos anos, grupos de amizade sino-brasileiros têm surgido em diversas regiões do Brasil.

Em abril deste ano, foi criada a Frente Parlamentar Pernambuco-China. Em 2023, a Frente Parlamentar Bahia-China foi estabelecida em fevereiro, e a nova Frente Parlamentar Brasil-China foi formada em outubro, no Rio de Janeiro. Em dezembro do mesmo ano, a cidade de Campinas, conhecida como “Vale do Silício brasileiro”, também criou sua Frente Parlamentar Campinas-China. Além disso, Minas Gerais foi pioneira, fundando a Frente Parlamentar Minas-China em agosto de 2020, composta por 47 deputados estaduais de 17 partidos.

Diversos entrevistados destacaram que o surgimento dessas frentes de cooperação é resultado da “profunda amizade” e do “impulso interno” na cooperação sino-brasileira.

Salles afirmou que China e Brasil, os maiores países em desenvolvimento dos hemisférios oriental e ocidental, respectivamente, possuem interesses amplos em comum e responsabilidades compartilhadas no desenvolvimento. Nos 50 anos de relações diplomáticas, os dois países têm compartilhado recursos, enfrentado desafios juntos e promovido o desenvolvimento pacífico e sustentável.

“A criação dessa frente fortalecerá ainda mais os laços entre os dois países, aprofundando a cooperação mutuamente benéfica e compartilhando um futuro próspero”, comentou Salles.

Tia Ju, presidente da Frente Parlamentar Brasil-China e vice-presidente da Assembleia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro, mencionou que esta plataforma promoverá a cooperação sino-brasileira, explorará novas oportunidades de comércio e investimento e buscará soluções para desafios globais.

Waldemar Borges, presidente da Frente Parlamentar Pernambuco-China, destacou que ao longo dos mais de 30 anos de relação entre Pernambuco e a província chinesa de Sichuan, ambos têm intensificado a cooperação na modernização agrícola e no setor educacional. A plataforma da frente fortalecerá a cooperação sino-brasileira em economia, comércio, agricultura, inovação científica, educação, cultura e saúde.

Os entrevistados ressaltaram que o crescimento de frentes de cooperação demonstra que aprofundar a amizade sino-brasileira tornou-se um consenso amplamente aceito no Brasil, fortalecendo ainda mais o apoio ao desenvolvimento das relações bilaterais.

Yu Peng, cônsul-geral da China em São Paulo, afirmou que sendo a maior cidade da América do Sul, São Paulo desempenha um papel crucial na promoção das relações sino-brasileiras. A criação da frente beneficiará a manutenção do desenvolvimento saudável e estável das relações sino-brasileiras, impulsionando-as para novos “50 anos dourados”.

No estado da Bahia, no nordeste do Brasil, empresas chinesas têm sido fundamentais para o desenvolvimento econômico local. O projeto de parque eólico da CGN em Tanque Novo beneficia 430 mil famílias brasileiras; a nova fábrica de veículos elétricos da BYD em Camaçari criou milhares de empregos locais; e o primeiro trecho da ferrovia FIOL, construído pela CREC 10, será uma importante artéria logística ligando o interior ao porto brasileiro.

Tian Min, cônsul-geral da China no Rio de Janeiro, comentou que China e Brasil estão explorando, por meio de diversas plataformas, a integração da iniciativa “Um Cinturão, Uma Rota” com a reindustrialização brasileira e o “Novo Plano de Aceleração do Crescimento”, promovendo a cooperação bilateral para níveis mais altos na cadeia produtiva e de valor, servindo melhor ao processo de modernização dos dois países.

Lan Heping, cônsul-geral da China em Recife, afirmou que deseja manter uma comunicação estreita e aprofundar a cooperação local, econômica, comercial, tecnológica, cultural e legislativa entre as duas nações, promovendo a construção de uma comunidade sino-brasileira com um futuro compartilhado.

责任编辑:辰子
网友评论

10 条评论

所有评论
显示更多评论