Recentemente, a série de televisão chinesa “The Knockout” se tornou o grande sucesso de audiência neste início de ano, e tem sido o centro das atenções entre o público e a mídia chinesa.
Segundo a China News Service, “The Knockout” tem sua história principal centrada na disputa entre o policial An Xin e uma organização criminosa liderada por Gao Qiqiang, mostrando a luta contra o crime na fictícia cidade de “Jinghai”. No site de avaliações Douban, a série está com uma pontuação de 9,1.
“The Knockout” é considerado o primeiro trabalho audiovisual da China a se concentrar na normalização da luta contra o crime, juntamente ao treinamento e educação da equipe de aplicação da lei. Alguns espectadores consideram “The Knockout” como representante do retorno das séries “clássicas” à televisão chinesa, uma vez que seu conceito mais detalhado da sociedade chinesa e o realismo de seu conteúdo são características incomuns em séries atualmente produzidas na China. Alguns espectadores ainda afirmaram que a série se parece muito com um documentário.
Em relação ao sucesso da série logo após sua estreia, a conta oficial do WeChat “Artigo Político Diário do Povo” destacou o realismo utilizado na criação de “The Knockout”, que enfrenta questões sociais com inovadoras técnicas artísticas e retrata tanto o emocionante processo de combate ao crime quanto uma visão geral do funcionamento da polícia e da aplicação da lei, desde o nível mais central até os níveis locais.
“Personagens reais geram empatia e histórias reais geram compaixão”. De acordo com o site Xinhua News, “The Knockout” teve orientação do Bureau Central de Publicidade e Educação e da Central de Informações Abrangentes de Assuntos Políticos e Jurídicos da Comissão Política e Jurídica da China. Depois de dois anos de investigação e coleta de dados de muitos casos reais, a série, baseada em tais casos, retrata o trabalho na linha de frente no combate ao crime com muita profundidade, mostrando um retrato da sociedade que não se desvia da realidade, o que desencadeou uma profunda empatia por parte dos espectadores.
Antes de “The Knockout”, a série de televisão que recebeu uma aclamação semelhante da audiência foi “In the Name of the People”, de 2017, que retratava o combate à corrupção. Um artigo recente no site Xinhua News escreveu que o sucesso de “The Knockout” é uma quebra de paradigmas, resultante da exploração de um potencial totalmente novo neste tópico.
Com o sucesso de “The Knockout”, cresceu também o interesse em produtos relacionados à série e visitas aos locais de filmagem. Na plataforma de redes sociais Weibo, o tópico “Gao Qiqiang popularizou a Arte da Guerra de Sun Tzu” se tornou um dos tópicos mais procurados. O livro “A Arte da Guerra” de Sun Tzu se tornou um dos livros mais vendidos em várias plataformas de e-commerce, causando inclusive o esgotamento de algumas edições. Livros relacionados também passaram a surgir no topo da lista de “Livros Populares” no aplicativo de leitura da plataforma WeChat. Durante o feriado de Ano Novo Chinês, um dos cenários turísticos que aparece com frequência em “The Knockout”, os mirantes de Jiangmen, atraiu uma grande quantidade de turistas.