【Busca Sabores Chineses】O sabor de carne de porco de Dongpo deixa memórias doces de Jiangnan
发布时间: 1661151649780 评论:0 发布时间: 1661151649780

 Carne de porco de Dongpo feito no Restaurante Xinxin de Hangzhou. (Chinanews)

Em uma tigela cerâmica, estão carnes quadradas moles de cor marrom com um pouco de aroma de vinho de arroz. Este é o prato famoso da região de Jiangnan, carne de porco de Dongpo.

Diz que o prato se associa ao Su Shi (também é conhecido como Su Dongpo), escritor famoso da Dinastia Song do Norte. Naquela época, como o prefeito da cidade de Hangzhou, ele construiu pontes e aterros para impedir enchente no Lago Oeste, e os cidadãos deram carne suína e vinho para agradecê-lo. Assim, Su Shi pediu sua família a cortar carne em pedaços e cozinhá-los com vinho e depois devolvê-los aos cidadãos. Desde então, o prato "carne de porco de Dongpo" ficou famoso entre o povo.

O método de cozimento do prato foi passdo até hoje

"A carne de porco de Dongpo é feita de barriga de porco, com vinho de arroz e molho de soja fabricados na província de Zhejiang, não se adiciona água durante o cozimento", disse Chen Jianjun, um grande cozinheiro chinês e chef executivo do Restaurante Xinxin de Hangzhou. De acordo com ele, leva pelo menos duas horas para fazer uma carne de porco de Dongpo porque há passos como assar, ferver, cozinhar e vaporizar.

Para garantir a qualidade e o sabor, o Restaurante Xinxin de Hangzhou fornece apenas 60 pedaços de carne de Dongpo por dia. O restaurante, inaugurado em 1913, era um hotel inicialmente e já recebeu muitos políticos e celebridades, tais como Song Qingling, Song Meiling, Chiang Ching-kuo, Lu Xun, Xu Zhimo, Hu Shi, John Dewey e Akutagawa Ryunosuke. E carne de Dongpo aqui foi passada até hoje, deixando um sabor inesquecível.

Prato tradicional apareceu em mesa dos banquetes de estado

À noite de 1 de outubro de 1949, após a cerimônia de fundação da República Popular da China, realizou-se o primeiro banquete nacional da China em Beijing Hotel. Zheng Lianfu, então diretor de banquete do Beijing Hotel relembrou que carne de porco de Dongpo estava entre os seis pratos quentes do banquete de Estado daquela noite.

Na Cúpula do G20 realizada em Hangzhou em 2016, a culinária de Hangzhou se tornou a protagonista do banquete de estado, e um dos pratos, "bife de Dongpo" era uma combinação de padrão de cozinha chinesa e ocidental.

"Bife de Dongpo foi inspirado por carne de porco de Dongpo, carne de Dongpo tradicional é cozinhado com carne suína e vinho de arroz. Para atender a sabores dos executivos dos vários países e ser saudáveis, usámos carne bovina em vez de suína, temperos naturais vegetais com passos de cozimento de carne de porco de Dongpo", disse Zhu Qijin, grande cozinheiro chinês e criador do jantar de boas-vindas para a Cúpula do G20 em Hangzhou.

Após mais de um ano de ajustes da equipe de cozinheiros do Xizi Hotel de Zhejiang, foi criado o bife de Dongpo sem temperos tradicionais como açúcar, vinho de arroz, cebolinha, gengibre ou alho, mas com mesma aparência e mesmo sabor da carne porco de Dongpo tradicional.

Para Zhu Qijin, o prato é uma "delícia que associa tradição e modernidade", e também é uma inovação que transcende a história.

Chen Jianbin, um chinês que vive no exterior estabeleceu um restaurante chinês em Paris, França desde 2004. Após participar de um curso de treinamento de habilidades culinárias chinesas em Zhejiang, ele levou carne de porco de Dongpo para a França. Ele combinou o método de cozimento da carne de Dongpo na China com características de culinária francesa, e o prato chinês é servido de modo ocidental, o que é bem recebido pelos habitantes locais.

责任编辑:段木心
网友评论

10 条评论

所有评论
显示更多评论