(Fonte: xinhua)
A cidade brasileira de Duque de Caxias assinou nesta segunda-feira, dia 1º de agosto, um Memorando de Entendimento visando estabelecer uma Cooperação internacional com o distrito de Nansha, da cidade chinesa de Guangzhou. A cerimônia foi realizada na presença da Cônsul-Geral da China no Rio de Janeiro, Tian Min.
TIAN MIN -- CÔNSUL-GERAL DA CHINA NO RIO DE JANEIRO
A cooperação local entre os dois países é uma parte importante da parceria estratégica abrangente China-Brasil. O Consulado-Geral da China no Rio de Janeiro está disposto a continuar desempenhando o papel de ponte para promover o estabelecimento de relações amistosas e cooperativas entre mais cidades brasileiras em nossa área consular e cidades chinesas, e para ajudar alcançar novos progressos na parceria China-Brasil.
O memorando visa a cooperação entre os dois lados em economia e comércio, educação, cidades inteligentes, porto de livre comércio, cultura, turismo, etc. Na ocasião, a Sra. Tian Min ressaltou que a cooperação entre os países tem sido aprofundada no âmbito de quadros multilaterais, como as Nações Unidas, o G20, os países BRICS e o Fórum para a Cooperação Econômica e Comercial entre a China e os Países de Língua Portuguesa.
O prefeito de Duque de Caxias, Wilson Reis, expressou grandes esperanças pela cooperação com o distrito de Nansha.
WILSON REIS -- PREFEITO DE DUQUE DE CAXIAS
Duque de Caxias sempre dará as boas-vindas aos empresários da China. Nós temos bom relacionamento. Acredito que ambos os lados terão um grande ganho nesse intercâmbio. É o único meio de você crescer tecnologicamente, crescer na cultura e na educação.
Duque de Caxias é a terceira maior cidade do Estado do Rio de Janeiro, onde está localizado um importante polo de transporte marítimo e terrestre, com excelente base industrial e grande potencial de desenvolvimento. A cidade há muito tempo dá importância ao desenvolvimento das relações com a China e abriu a segunda escola bilíngue sino-brasileira no Brasil, no início deste ano.