A China tem em total 56 etnias, e cada etnia tem uma longa história e cultura. Com uma história de mais de 5 mil anos, pessoas da etnia Han têm a herança cultural mais rica em comparação com outras etnias. Com sua própria língua e letras, sobrenome, cultura alimentar e vestuário étnico, a etnia Han tem sido um dos grupos étnicos mais fortes na história da China desde os tempos antigos. Então quais são exatamente as características da cultura Han, e como ela difere das de outras etnias?
As pessoas da etnia Han estão espalhados por todo o país, com uma população de mais de 1,04 bilhões, e uma economia e cultura desenvolvidas. Em termos de vestuário, as principais características do vestuário Han(Hanfu) são a gola cruzada e a carcela inclinada para a direita, sem botões, mas usando nós de corda, que dá às outras uma impressão de serem livres e fluentes. Hanfu é uma apresentação do "estado de bem vestido" e do "estado de etiqueta" da China, e carrega as habilidades excepcionais de tingimento, tecelagem, bordado, etc,.
Em termos de acessórios, uma das principais características da etnia Han é sua preferência pelo jade. As pessoas de Han também usam acessórios como bolsas de incenso, espadas, selos, cintos de jade, etc,. Os ornamentos principais da cintura incluem jade, selos e ornamentos de peixes ou de placas, etc,.
As danças da etnia Han não são apenas ricas em conteúdo, mas também possui vários tipos e diferentes estilos. Devido às diferentes regiões,, mesmo que seja o mesmo tipo de dança, os moradores podem ter características próprias em termos de estilo, indumentária, expressões, etc.
Por examplo, a Dança do Dragão, em algumas regiões, são homens que seguram os cabos de madeira que sustentam um "dragão" e executam "dragão rola", "dragão balança sua cauda" e "dragão dourado enrola pilar de jade" enquanto correm; mas na província de Zhejiang, são mulheres que seguram adereços de nuvens e lótus em cada mão, usando pétalas de lótus como escamas para formar um "Dragão das Cem Folhas", que flutua entre as nuvens coloridas sob a orientação do malabarista; ainda tem um "dragão de palhas", que é formado pelas palhas e incensos acesos, e normalmente esta Dança do Dragão é realizada na madrugada do Festival de Ano Novo. O dragão é como um dragão de fogo flutuando no céu, mostrando um desenho especial.
A "Dança do Leão" da etnia Han é uma dança introduzida do Ocidente desde a Dinastia Han. E depois, a dança do leão tornou-se gradualmente uma forma indispensável para as pessoas evitarem o mal e buscarem bênçãos durante o Ano Novo Chinês.
Nos tempos antigos, o chá era geralmente um tributo, e tinha um status muito elevado. O consumo de chá é indispensável na vida do povo da etnia Han.
A cultura da etnia Han é rica e colorida. Além dos mencionados acima, há também Guqin, xadrez, caligrafia, pintura e muito mais.