Na Região Autônoma Zhuang de Guangxi da China, os
residentes adoram macarrão de arroz, e a combinação de "caramujo de água
doce + macarrão" está estreitamente ligada ao ambiente natural da cidade de Liuzhou de Guangxi, porque o rio Liu, que atravessa a cidade, abriga um grande número de caramujos de água doce. Nos anos 1970 e 1980, com o desenvolvimento dos mercados
noturnos da cidade, alguns comensais pediam sopa de caramujo picante para
macarrão de arroz, de que nasceu Luosifen.
He Tao, chef representativo de Luosifen, afirmou que o cheiro de Luosifen se espalha por todas as ruas e becos de Liuzhou desde que tinha memória. Em 1979, os pais de He começaram a operar um restaurante de rua de Luosifen, a partir então, a vida de He era acompanhada por esta comida, e hoje He está a representar os cozinheiro de Luosifen e já abriu dezenas restaurantes em diversos lugares da China.
Segundo He, para fazer Luosifen de Liuzhou tradicional, deve usar sopa feita de caramujo, osso de porco e osso de frango, em que coloca macarrão de arroz cozido, brotos de bambu azedos, cebolas verdes, amendoins e fungos.
O cheiro mau de Luosifen origina-se mesmo dos brotos de bambu. He disse, os brotos devem ser fermentados por vários meses com água mineral natural, em caverna de 9 metros de profundidade, e fritos em óleo de pimenta após terminar a fermentação. Com essa receita “secreta”, oferece-se aos consumidores uma comida especial que cheira mal mas tem bom sabor.
He disse: “Todos estão a buscar o gosto em memórias, portanto, não podemos esquecer o sabor original de Luosifen enquanto fazemos inovação e desenvolvimento da comida.” Nos restaurantes do He, há um balde de sopa de 300kg para cozinhar sopa de caramujos.
Em 2014, Luosifen instantâneo foi criado e se espalha no país, até para Sudeste Asiático, Estados Unidos e Europa. Em 2021, a venda da toda cadeia industrial de Luosifen gera renda de mais de 50 bilhões de yuans.
Sobre “viralização” de Luosifen , He relatou duas dicas: manter sabor tradicional e fazer inovação contínua. Atualmente, têm sido lançados as regras locais para regulamentar a cadeia industrial de Luosifen, tais como produção e aquisição de matérias-primas.
(Edição: Inês)