Yang Genghong é o herdeiro do patrimônio cultural imaterial, chá de tributo de Yunwu na prefeitura autônoma de Qiannan. (Chinanews)
Após fixação de torrefação, enrolamento e outros processos, as folhas de planta frescas e macias tornam-se apertadas com aroma de chá como uma mágica. E esta mágica acontece sob as mãos de um mestre de chá jovem, Yang Genghong.
Nascido em 1996, Yang Genghong é o herdeiro do patrimônio cultural imaterial, chá de tributo de Yunwu na prefeitura autônoma de Qiannan da província de Guizhou da China. Recentemente, ele ainda ganhou o título de "Jovem Artesão" na prefeitura.
Desde a infância, a vida de Yang Genghong está vinculada com chá, já que a família dele tem-se envolvido em plantação e processamento de chá há gerações. Quando era mais jovem, trabalhava como cozinheiro e trabalhador de construção. Mas essa vinculação trouxe Yang Genghong de volta, à jardim de chá na sua terra natal em 2015, e daí, começou-se sua carreira de mestre de chá.
Desde então, Yang Genghong tem-se empenhado em processamento de folhas de chá. "O chá de boa qualidade vem de 'plantação' e de 'processamento'", disse ele. No início, suas mãos eram frequentemente escaldadas e os lotes de chá que ele produziu eram uma bagunça. Mesmo assim, Yang Genghong tem estudado e praticado consistentemente até o presente.
O tipo de chá produzido por Yang Genghong, chá de tributo de Yunwu é uma especialidade do município Yunwu que tem uma longa história. As folhas deste chá são caracterizadas por serem apertadas, encaracoladas com penugens na superfície. De acordo com os materiais históricos, já nas dinastias Sui e Tang, este chá foi dedicado às famílias imperiais chineses como tributo, por isso, teve o nome "chá de tributo de Yunwu".
As habilidades para fazer chá de tributo de Yunwu foram passadas de geração em geração e, em 2009, foram incluídas na lista do patrimônio cultural imaterial da província de Guizhou. E hoje em dia, mais jovens no município de Yunwu optam por ficar na terra natal e herdar essas habilidades.
Tradicionalmente, o processamento para fazer chá de tributo de Yunwu consiste em sete passos, 3 passos de fixação de torrefação, 3 passos de enrolamento e um passo de secagem, os quais demoram cerca de uma hora. Agora, Yang Genghong faz inovações com base na tradição, alterando o passo de secagem antigo, com que faz as folhas de chá sejam mais verdes, apertadas e, com certeza, mais recebidas pelos consumidores.
Para Yang Genghong, chá é uma coisa que acompanha ele todos os dias nas quatro estações e a herança das habilidades precisa coragem e motivação para ultrapassar tradição e abraçar inovação. Ele espera que os mestres de chá da geração mais jovem não fiquem satisfeitos e parados, mas façam inovações ao herdar tradições.
De um ajudante dos seus pais até um mestre independente e excelente, o jovem chinês persegue o caminho como artesão de chá com esforços persistentes. Atualmente, Yang Genghong ainda está pensando e aprendendo para melhorar a qualidade do chá e popularizá-lo. Ao mesmo tempo, ele também assume o cargo de professor em algumas escolas locais para ensinar aos jovens as habilidades de fazer chá de tributo de Yunwu.
(Edição: Gabriela)