【Jovens Chineses】O herdeiro da arte tradicional da incrustação de filigrana, Gu Guoqiang
发布时间: 1651827266171 评论:0 发布时间: 1651827266171

Gu Guoqiang e o seu equipe estavam trabalhando com decoração de jóias na oficina. (Chinanews)


Não só responsável por inovação e tecnologia, a juventude na época atual mas também assume a responsabilidade de herdar a cultura tradicional. Hoje em dia, os jovens chineses dedicam-se a espalhar a cultura tradicional chinesa de forma inovadora. Dentro deles, um jovem chinês de 28 anos, Gu Guoqiang concentra-se no patrimônio cultural imaterial da China, a incrustação de filigrana.

Numa tarde, Gu Guoqiang e o seu equipe estavam trabalhando com decoração de jóias na oficina. Com mãos hábeis, ele combinou as pétalas de prata com a decoração de desenho de nuvens e trovões. Em seguinte, pôs em cima bórax líquido uniformemente e pó de soldagem exotérmica. Quando queimá-lo, pó de soldagem se derreteu e se dispersou. Daí, as pétalas e a decoração foram integradas. Para concluir uma jóia de filigrana incrustada, este passo podia ser repetidos por milhares de vezes.

A incrustação de filigrana remonta a milhares de anos na China, é a combinação de dois processos artesanais: filigrana e incrustação. Para a filigrana, utilizando ouro ou prata como matéria-prima, os artesãos aplicam técnicas complexas como tecelagem e soldagem para dar várias formas aos fios metálicos. E a incrustação é esculpir fatias finas de ouro e prata para criar formas caneladas, em que gemas e jades serão inseridas. Em 2008, a incrustação de filigrana foi incluída na lista do patrimônio cultural imaterial nacional da China.

O laço entre Gu Guoqiang e a incrustação de filigrana começou em 2016, quando ele estava a estudar a restauração de relíquias culturais no Museu do Palácio em Pequim. No momento de ver uma coroa de fênix incrustada de filigrana, ele se fascinou com a arte e surgiu a ideia de aprender e herdar essa habilidade tradicional. Depois de conhecer mais sobre isso, ele optou por desenvolver incrustação de filigrana de estilo Yu que está em risco de perda.

De acordo com Gu Guoqiang, a incrustação de filigrana de estilo Yu apareceu no século 20 e tornou-se popular em 1930s e 1940s. No entanto, hoje, a maioria dos artesãos desta habilidade são velhos em seus 60 e 70 anos. Portanto, ele voltou a cidade Chongqing e abriu sua oficina para criar jóias modernas com a arte tradicional, a fim de rejuvenescer e brilhar a incrustação de filigrana de estilo Yu.

Para herdar a incrustação de filigrana, Gu Guoqiang não deixa de usar os desenhos estéticos tradicionais como dragão, fênix, ruyi, peônia e desenho de nuvens por expressarem desejos e orações bondosos do povo chinês. Enquanto isso, ele também incorpora os elementos estéticas ocidentais nos artesanatos tradicionais chineses. Ele acredita que o intercâmbio entre diferentes culturas representa a confiança cultural dos chineses.

Nos dias de hoje, na oficina do Gu Guoqiang, produz-se cerca de 1000 artesanatos incrustados de filigrana por ano, dos quais mais de 300 são exportados para Itália, Estados Unidos, Japão e outros países, e muitos compradores estrangeiros mantêm contato de longo prazo com ele. Além disso, ele participou de muitas exposições internacionais de jóias e faz propagandas nas redes sociais para divulgar a incrustação de filigrana. Para Gu Guoqiang, é um dever e uma honra que os estrangeiros possam conhecer e até compreender a cultura chinesa através desses artesanatos. 

(Edição: Gabriela)

网友评论

10 条评论

所有评论
显示更多评论