As artes marciais chinesas têm uma longa história e são a cristalização da sabedoria chinesa. Nos países estrangeiros, as pessoas chamam as artes marciais chinesas de "Kungfu". Por que o kungfu se tornou um símbolo distintivo da cultura chinesa no Ocidente? Wu Dong, diretor do Centro de Pesquisa e Desenvolvimento de Artes Marciais Internacional, da Academia de artes marciais chinesas, da Universidade de Esportes de Beijing, e Ghinolfi Luca, chefe da Federação Italiana de Artes Marciais, aceitaram recentemente a entrevista da coluna "WE-TALK" (West-East Talk) do CNS.
Por que o kungfu está tão atraente no exterior?
Ghinolfi Luca disse: "A grande divulgação das artes marciais chinesas no Ocidente deve se aos filmes de Kungfu que começaram a tornar populares nos 1970s. Alguns atores de cinema como Bruce Lee, Jackie Chan, Jet Li, trouxeram o kungfu para todo o mundo, ajudando as artes marciais a encontrar um "terra fértil" no Ocidente. Os ocidentais são atraídos pelo profundo valor cultural das artes marciais chinesas. Kungfu respeita as pessoas e a natureza, é uma forma de auto-cultivo, e pode ajudar as pessoas a encontrar muitas respostas sobre a vida."
Wu Dong declarou: "Os filmes chineses de Kungfu realmente promoveram as artes marciais chinesas para o mundo, mas a popularidade delas provém da profunda cultura que contêm. Kungfu tem ajudado muitas pessoas que não estavam familiarizadas com a China a entender mais sobre o país e a desfrutar da cultura. "
Qual é a maior coisa que você aprendeu ao aprender e ensinar kungfu?
Ghinolfi explicou: "No processo de aprender, Kongfu ensinam-me a maneira de conviver melhor com o mundo. E também, ele tem um valor de saúde muito importante. Ao mesmo tempo, Kongfu me permitiu influenciar e mudar indiretamente a vida de outros. Por exemplo, um deles me disse que ele aprendeu a trabalhar duro e respeitar, cultivar paciência e perseverança, e enfrentar a vida."
Wu Dong proferiu: "A influência de Kongfu me mudou e ganhei amizade. Também trouxe saúde e felicidade aos meus alunos. Agora eles ficam fascinados pelo kungfu e se identificam com a cultura chinesa do fundo de seus corações, e suas trajetórias de vida também mudaram. Muitos alunos me disseram que vâo recomendar Kongfu,que se beneficiava física e mentalmente,para todos os amigos. "
Na sua opinião, quais são as diferenças e semelhanças entre as artes marciais chinesas e ocidentais?
Ghinolfi demonstrou: "As histórias das artes marciais são complexas, e afetadas por fatores como região, cultura, costumes, tradições, ideologia e hábitos de vida. Por causa de suas diferentes conotações culturais, as artes marciais chinesas e ocidentais também mostram diferentes características. Mas seja nas artes marciais chinesas ou ocidentais, os alunos podem ganhar confiança do seu próprio corpo, capacidade e da compreensão de seus próprios limites. Portanto, na minha opinião, não há diferença de princípio entre as artes marciais chinesas e ocidentais, todas são formas de buscar uma vida melhor."
Wu Dong apontou:"As artes marciais chinesas e ocidentais são semelhantes em melhorar a saúde. No Ocidente, as pessoas estão mais focadas em serem mais altas, mais rápidas e mais fortes. Mas o kungfu chinês é diferente, o que se deve às diferenças culturais entre o Oriente e o Ocidente. Por exemplo, as acções do Tai chi Chinês não são de confronto, mas de comunicação. Parece mover-se lentamente na superfície, porque as pessoas estão mais focadas no controle da mente e do corpo."
Que inspiração traz para o diálogo entre Oriente e Ocidente?
Wu Dong disse:"O kungfu são uma ponte de diálogo entre o Oriente e o Ocidente. Na minha opinião, a cultura não deve ser palavras vazias ou mitos, mas é um modo da vida verdadeira, assim como as artes marciais chinesas, deve ser visível, tangível e pode ser aprendido na prática."
Genofi Luca pensou:"O kungfu pode ajudar os alunos a entender e perceber realmente a busca de paz e harmonia, e experimentar a felicidade da coexistência do homem, sociedade e natureza."
(Edição: Margarida)