Suona (唢呐) ou Laba (喇叭), instrumento de sopro popular folclórico da China, é um dos primeiros listados na Patrimônio Cultural Imaterial Nacional em 2006.
O Suona não é um instrumento nativo, ele foi introduzido para China da Pérsia e da Arábia no século III d.C. Durante a dinastia Ming, o Suona foi registado pela primeira vez em livros antigos, e usado em músicas militares sob decisão do general famoso Qi Jiguang.
O Suona tradicional tem oito furos, que são pressionados pelos dedos indicador, médio, anelar e pequeno da mão direita, e pelos dedos polegar, indicador, médio e anelar da mão esquerda, a fim de controlar o som.
O Suona se caracteriza por seu alto volume, qualidade sonora clara, facilidade de tocar e capacidade de expressar emoções de alegria e tristeza extremas, sendo amplamente utilizado em cerimônias, tais como casamentos, funerais e etc.
A música representativa, "Uma Homenagem de Cem Pássaros à Fênix” (百鸟朝凤), mostra a natureza vibrante através de uma melodia alegre e dos sons de pássaros.
(Edição: Inês)